Trata-se de um novelo de vasos malformados de natureza congênita que pode ser localizado em qualquer região do cérebro. O tratamento das MAVs é complexo, envolvendo cirurgia, radiocirurgia e embolizações. A escolha do tratamento é feito baseada na localização e no tamanho da MAV. Para MAVs pequenas, situadas profundamente, é possível o tratamento com radiocirurgia, evitando-se a cirurgia. Embolizações através de cateter é possível e realizada com sucesso em vários casos, principalmente para diminuição do fluxo da malformação como preparo para cirurgia. Para as MAVs complexas a associação das modalidades de tratamento geralmente é empregada.
Caso Ilustrativo:
Caso Ilustrativo:
Caso de jovem paciente que sofria convulsões. Ele foi submetido a embolizações pré-operatórias para diminuir o fluxo sanguíneo para a malformação. Em seguida foi operado. Dois meses após a cirurgia retornou às suas atividades profissionais, sem déficits de qualquer natureza.
________________________________________________________________________________
Esse é um sumário escrito pelo Dr. Jair Raso, com exemplos de casos para ajudar pacientes e familiares entender vários tipos de distúrbios neurológicos que podem ser tratados no Biocor Instituto pelo Dr. Jair e sua equipe. Nunca é demais ressaltar que cada caso deve ser avaliado individualmente, por uma equipe multidisciplinar, para que a modalidade de tratamento mais adequada seja escolhida.
Categories:
Diagnósticos
,
MAV